Olhos vermelhos

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz

Ao sentir que sem você eu passo bem demais

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz

Quero ver como suporta me ver tão feliz”

– Chico Buarque –

olho_vermelho

Li um livro inteirinho sobre raiva.

Raiva feminina, intensa

[dá pra ter raiva mansa?]

Inusitado, já que fujo

[vivo correndo pra longe]

desses exageros inflados de veneno destrutivo.

Numa espécie de catarse literária

mergulhei naquelas letras,

como naufraga

grudada na única tábua esquecida no oceano.

Desejava diluir-me no ódio alheio

gargalhando com as maldades vingativas

de outra autora.

Fel do dia,

ou apenas lei de Murphy,

meus venenos ganharam vida.

Cresceram e atearam fogo

em minhas parcas [e frágeis] tentativas

de perdão.

Não…

São tempos modernos esses.

Não há espaço, ou tempo

para relações aprimoradas,

incondicionais ou simplesmente

honestas.

Sinceridades, apenas para grosserias

e mentiras para fingir delicadezas.

Tudo ao contrário!

Puseram elefantes no banheiro

e sanitários no meio da sala.

Vou ali, vomitar as ansiedades

que me deram de presente.

Chicotear-me com palavras violentas

até que minha lava

vire cinza

até que meu corpo

canse de queimar,

de pedir,

de implorar,

de esperar.

A catarse ficou pelo caminho.

Ainda quero atear fogo

na tua existência medíocre

que arranhou meu mundo,

me transformou em lama

Pra viver,

seus cinco meses de fama.

Fingida, imaginada.

Triste mesmo

é que, ao fecharem as cortinas do teu palco

eu já terei sucumbido

[envenenada?]

e nem poderei aplaudir de pé

a tua derrocada.

5 comentários sobre “Olhos vermelhos

Deixe um comentário

