Quando dobram os sinos

Sinos_da_igreja

Desde que me lembro, existe por perto de onde resido, uma Igreja. Não que eu saiba disso por ser católica [minhas idas à Igreja escassearam lá pelos 15, quando parei de fazer promessas de não cortar o cabelo para poder passar de ano ou simplesmente conseguir viver em paz com meus pais]. E só hoje, virando a curva dos 4.0, é que me dei conta…

Parece haver algum mistério no som dos sinos, além de me lembrarem das horas, do tempo escoando… Lá atrás, a Igreja era um refúgio, uma espécie de última tentativa desesperada de encontrar alguma luz, uma saída ainda não percebida [não raro, sinto-me cega, perdida mesmo, para as coisas aparentemente naturais dessa vida cada vez mais antinatural] e, mesmo sem conseguir nada das missas, que naquele tempo eram ministradas por padres idosos e quase sempre estrangeiros, eu conseguia encontrar alguma trégua para a escuridão. Colocar-me de joelhos, fazer as preces que o catecismo me ensinou e tentar, entre lágrimas e dor, comunicar-me com Deus [ou ao menos, abrir uma fresta de sintonia com o universo].

Agora, quando as ânsias e necessidades tornaram-se bem mais urgentes para a sobrevivência e a correria de tudo quase me ensurdece, torno a ouvir esses badalos. Por vezes mini canções…outras tantas, um alerta das horas que se estenderam pelo dia. Faz um tempo, acordo antes das seis, acordo antes do sol e com isso, passei a respeitar os sinos que dão bom dia, que ainda hoje, a despeito da minha total indisciplina religiosa, me alcançam… Hoje, soam-me como resposta de Deus, um convite musical para que eu não me afaste muito… para que eu faça uso do seu lampião aceso e ilumine meus escuros…

Agradecida por ser ouvida, fecho os olhos em prece silenciosa…

3 comentários sobre “Quando dobram os sinos

Deixe um comentário

